segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Viajar é preciso!


“O mundo é um livro, e os que não viajam acabam lendo só uma página.” (Santo Agostinho)

Viajar está no topo da minha lista de paixões. É o que eu mais gosto de fazer… O desconhecido tem um sabor especial pra mim. Conhecer pessoas, culturas, climas, músicas, culinárias, costumes, e festividades diferentes… Procuro intensidade e profundidade. Absorver diferenças e ser surpreendida pelas semelhanças. Descobrir, conhecer… Descobrir-me e conhecer-me. Viajar é mudar de opinião, é repensar.... Viajar é crescer.

Viajar não é só coisa de gente rica. É questão de prioridades, metas, e determinação. Ao invés de colecionar coisas, escolho colecionar experiências. Nosso país é enorme! Enorme. Com paisagens e culturas tão diferentes quanto. Conheço pouquíssimo (ainda), mas o que conheço me encanta!

(Florianópolis, Natal, Jericoacoara, Rio Grande, Pipa, Canela, Ponta Grossa, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Foz do Iguaçu, Brasília, Curitiba, Porto de Galinhas, Itacaré…)

E o mundo? O mundo é maior ainda! Mas ao mesmo tempo, cada vez fica menor: hoje em dia é bem mais fácil e acessível ir pra o lado oposto do planeta do que era antes… Então se você tem oportunidade de viajar, viaje! Não deixe pra depois... Simplesmente vá! Amplie seus horizontes e sua consciência. Respire a essência do novo lugar.
“Viajar torna nossa mente mais curiosa, nosso coração mais forte e nosso espírito mais alegre. E, uma vez que nossa mente tenha se expandido dessa maneira, jamais poderá voltar ao seu tamanho original.”

As pessoas viajam por diferentes motivos, mas, por qualquer que sejam esses, elas nunca voltam as mesmas. Como dizem por aí “Viajar é a única coisa que você compra e que te deixa mais rico.” Rico de lembranças, histórias, sentimentos, cheiros, fotografias, aromas, e faces…
O mundo nos chama! E é um mundo incrivelmente abundante em paisagens, diversificado em termos de culturas e costumes, atrações e curiosidades, diversão e aprendizado. E quanto mais eu viajo, mais tenho noção do quanto sou pequena.

(Portugal, Espanha, França, Orlando, Puerto Rico…)

Estou morando a pouco mais de dois meses em San Diego, na Califórnia. Vim pra cá fazer um ano da minha faculdade, e tive o privilégio de vir logo pra melhor universidade do meu curso (Oceanografia) do mundo! Paisagens lindas todos os dias, costumes diferentes, frio ideal, ondas perfeitas, aventuras, e muita, muita ralação e estudo. Até agora tem sido uma experiência incrível, que tem me feito uma pessoa mais forte e resistente para as dificuldades que aparecem.

(San Diego)

As lições mais importantes da vida não podem ser aprendidas em textos ou pelos outros; elas têm que ser experimentadas.
E que venham as próximas!


“Viajar! Perder países!
Ser outro constatemente,
Por a alma não ter raízes
De viver de ver somente.

Não pertencer nem a mim.
Ir em frente, ir a seguir
A ausência de ter um fim,
E da ânsia de o conseguir.

Viajar assim é viagem.
Mas faço-o sem ter de meu
Mais que o sonho da passagem.
O resto é só terra e céu.” 
(Fernando Pessoa)







Por: Fernanda Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário