segunda-feira, 28 de maio de 2012

Cidade Maravilhosa


Resolvi escolher um lugar para fazer um post com dicas de viagem, e a sorteada da vez foi a Cidade Maravilhosa.


Quem não gostaria de curtir uns dias no Rio de Janeiro? A cidade, além de linda, oferece várias opções de diversão para todos os gostos, desde festeeenhas ao nosso preferido: picos de surf!

Alguns dos pontos turísticos de destaque e que valem a pena serem visitados são o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar! Lembrando que é preciso olhar como está o clima, se o céu está limpo, porque de nada adianta você chegar ao lugar e pegar aquela chuva ou não conseguir ver nada da vista incrível que esses lugares oferecem.


No Corcovado dá pra chegar de metrô e de ônibus. Para subir até o Cristo Redentor há a opção do famoso Trem do Corcovado, que vai passando por uma trilha dentro da mata, ou a topic. Se quiser ir ao Pão de Açúcar é bom se informar dos horários antes de sair, para planejar o restante do dia sem correr o risco de perder o bondinho! Alguns eventos noturnos acontecem por lá as vezes, então é bom se informar também. Já pensou em ver esse visu a noite, hein?!

O carro forte do Rio não podia ser outro, o turismo ecológico: trilhas, vôo duplo, rapel, parapente, escalada, mergulho, surf... Então, para quem é mais aventureiro, o morro da Urca, que tem acesso ao bondinho, tem a opção de escalada, e lá você consegue instrutores para aqueles que são iniciantes. Tem também a Pedra da Tartaruga, onde é possível fazer rapel. Já um vôo duplo de asa delta ou parapente pode ser feito na Pedra Bonita e o valor é de aproximadamente R$300,00.


Falam também da Cachoeira do Horto, no Jardim Botânico, com uma trilha de mais ou menos 15 minutos para chegar à queda d'água. Se quiser um visual ainda mais diferente, tem a opção da Ilha Grande, que é um pico meio secreto, e lá você pode curtir a Cachoeira da Feiticeira. Para chegar lá pode pegar um ônibus para Angra dos Reis, depois vai de barco até a Vila de Abraão (tem diariamente lá no porto). Agora fica por conta dos pés, em uma trilha de aproximadamente uma hora até a cachu. Ahhh, na ilha também dá pra surfar! Agora, vale mais a pena é fazer uma trip só para esse lugar.

Falando de surf, vamos aos picos!
Primeiro, se você quer acompanhar as condições de onda diária, você encontra alguns picos até com câmera ao vivo, pode consultar os sites:
 (Esse funciona também como escolinha no Posto 4 da Barra da Tijuca e também o quiosque Rico Point, na praia da Macumba).

Mas quando o assunto é escolinha, indicamos o Claudemir Lima (Bibi), que conhece tudo sobre os picos do Rio e é um ótimo professor. Portanto, se vai pra lá e não tem confiança de surfar sozinho, ou quer mesmo aprender, é só agendar com ele no tel (21) 95222298.

E se você não foi preparado, tem a loja do Udo Bastos, na Avenida Principal da Praia da Macumba, sentido prainha (telefone: (21) 2490-0703, endereço: Estrada do Pontal, 500 - Praia do Pontal esquina com a Rua 8W). É uma loja de surf completa: aluga prancha, conserta, vende Lycra/Neoprene, parafina (que é diferente para água gelada!).

Ahhh, o mar... Gente, o mar do Rio é encantador, no verão a água fica ainda mais azul e transparente! Tá certo que é no período que o mar fica meio flat, por causa da ondulação norte/nordeste, aí onda mesmo só quando entra um sul/sudeste. O período considerado Swell é de abril/maio até outubro/novembro, é o mais certo para pegar boas waves! :)


As ondas mais constantes são nas praias de mar aberto, como a Barra, que tem valas e bancos de areia, sendo considerado um lugar de "ondas clássicas". E você ainda pode aproveitar para tomar um delicioso açaí em um dos postos. Se procura beleza, o pico mais bonito é o da Reserva (entre os postos 8-Barra e 9-Recreio). Como o nome diz, é uma reserva e não possui postos no local, mas o que não falta é vegetação bonita e pedras. Muito surf também no Recreio, que tem onda com formação boa mesmo acima de 1,5m. Depois vem a Macumba, ou Praia do Pontal, que é um bom lugar para longboarders. Logo em seguida tem a Prainha, pico de surf e também de artistas! ;)


Para iniciantes, é melhor nos "cantos", como os cariocas chamam: Postinho (posto 01 da Barra), Canto do Recreio, Farofinha (na praia da Macumba). Se o mar tiver maior, ou de ressaca, fica bom também no Forte de Copacabana e no Arpoador, que tem um lindíssimo pôr-do-sol visto de cima da pedra. Ao lado do Arpoador tem a Praia do Diablo, que dá muito bodyboarders.


Se está atrás de uns tubos, Grumari é sua prioridade. Pode dar também na Alfa Barra (perto do posto 8) e próximo aos postos 10 e 11 do Recreio. Ah, mas se o negócio é mais profissa, você pode ir pro São Conrado, que tem onda mais forte e buraco. Para quem manja tudo de surf pode dar um pulo também em Itaquatiara, em Niterói, só atravessar a ponte. Outro pico conhecido de lá é Macaé, mas são 5hrs de viagem e com ondas quebra côco.

Todos esses lugares são Beach Break. Procure a melhor opção, mais próximo para você, mas o que não pode é deixar de cair na água!

Onde tem um mar como o do Rio, não ia ter só surf, né? Kitesurf, windsurf, stand up e vários outros também são muito praticados na região. A cidade é adrenalina pura! Não podemos esquecer que com aquela imensa orla o pessoal aproveita para jogar umas partidas dos clássicos vôlei e futevôlei de praia. Aos domingos, algumas partes da avenida da orla são fechadas para que as pessoas possam usar como pista de skate, bikes e corridinha. Então, se vai pro Rio, aproveita para levar o long, hein?!

Já curtiu o dia de esportes, e agora quer sair pra noitada? Pra quem gosta é da boêmia, o lugar certo é a Lapa. O bairro oferece casas de dança e barzinhos que vão desde o reggae ao rock, passando pelos clássicos cariocas: samba e funk. Não precisa se preocupar em descer num lugar específico, porque é tudo pertinho e o bom é caminhar um pouco pelo bairro. Alguns são abertos ao público, outros cobram entrada. Um lugar super animado, onde é impossível ficar parado!

Ah, com tantas opções assim ser feliz no Rio de Janeiro é muito fácil! Estrutura de praças, lago e uma grande orla, combinação perfeita que faz a cidade ficar com um espírito esportista, alto astral, alegre... Difícil não se deixar contagiar.
O Rio é um mix de paz e adrenalina, que une uma natureza belíssima ao ritmo urbano de uma cidade grande!

Um pouquinho do potencial das ondas do Rio do campeonato WCT agora de maio:












Por: Natasha Facó

Agradecimentos: Claudemir Lima, Tom Santiago e Renata Almeida.