sábado, 21 de abril de 2012

A magia do surf


Minha mãe vive se perguntando: O que será que esse tal de surf tem, pra deixar ela tão feliz assim? Porque que quando ela entra no mar, não quer mais sair?


O surf causa um sentimento forte, que é difícil de ser explicado, mas quando vivenciado tudo passa a fazer sentido. Só quem faz essa escolha de viver o que o surf tem a oferecer, sabe exatamente do que falo. O intuito do Ika Moana é passar para outras pessoas, que ainda não experimentaram o surf, o sentimento que só ele causa, e, assim, incentivar todos a praticar o surf, que não é somente um esporte, mas também uma escolha, um estilo de vida!




Desde o primeiro dia em que fui pra água, aprender como ficar em pé em cima de uma prancha, senti que algo dentro de mim havia mudado, uma sensação muito boa passou a fazer parte de mim. Quando passei meus primeiros segundos me equilibrando na prancha, de pé em cima d’água, até hoje não houve felicidade que se comparasse. E, desde então, não consegui mais me separar do surf! 


O que eu mais amo no surf são resumidamente duas coisas: a primeira é o poder de superação, porque surfar sempre será um desafio. As ondas nunca serão as mesmas: toda onda surfada é diferente de todas que você já surfou. Por isso a importância de aprender a ler a onda, pois seu tempo e movimentos sempre serão diferentes e únicos. Passar por toda a arrebentação é um dos desafios mais sinistros que tem no surf, mas só pelo fato de você desejar tanto estar lá dentro, no outside, para esperar aquela onda irada vir e você poder surfá-la, é a motivação perfeita para você conseguir passar por esse obstáculo,pois sabe que terá uma ótima recompensa que lhe trará muita alegria! Também não posso deixar de mencionar o famoso caldo ou, para os íntimos, a famosa vaca. Todo mundo leva! Mas isso sempre vai fazer parte. O bom é saber que você pode voltar e ter uma nova oportunidade, e quando você consegue, é uma superação. É exatamente essa superação que me fez acreditar mais em mim mesma, e não só com relação ao surf, mas também em vários outros aspectos da vida, pois agora eu sei que sou capaz de fazer coisas que nunca pensei que pudesse fazer, e agora sempre acredito.



A segunda coisa é a paz e a tranquilidade que o surf traz. O surf me dá presentes inesquecíveis, que ficam guardados com muito carinho na memória. Seja aquele pôr do sol belíssimo sincronizado com o nascer da lua, vistos de dentro do mar;seja aquela onda que pude tocar sua parede com a mão, ou fazer aquele drop alucinante que jamais pensei conseguir; seja ver um golfinho saltando a poucos metros de mim. Ter momentos no mar em que posso me desligar do dia-a-dia e conseguir pensar somente no agora, não desejando mais nada do mundo, com aquela vontade de ser mais saudável,e, principalmente, a gratidão pela vida. Não consigo mais deixar de agradecer a Deus por viver, por conseguir sentir a felicidade nas menores coisas da vida, nos detalhes mais simples, mas que, ao mesmo tempo, sãoos que mais fazem a diferença.Por isso que me considero uma pessoa bem mais feliz e em paz de espírito, pois surfo!





Todos temos uma força inexplicável dentro de nós. Basta acreditarmos em nós mesmos, e, assim, os obstáculos não serão mais aqueles empecilhos que nos impedem de vencer, mas serão aqueles passos necessários para se chegar aonde quer.



Para ficar na vibe












Por: Amanda Rodrigues


terça-feira, 17 de abril de 2012

Consciência Limpa


Nesse último domingo acordamos cedo por um motivo diferente: dessa vez não era pra surfar, e sim pra participar do Multirão de Limpezana Beira Mar. Debaixo de chuva, formávamos um grupo de aproximadamente 20 pessoas, todas sincronizadas no mesmo pensamento: deixar o local o mais limpo possível, e incentivar outras pessoas a fazerem o mesmo.

Karla, Fernanda, Diana, Dandara e Raíssa

Do Náutico até o Aterro da Praia de Iracema, cada um foi recolhendo o lixo que via pela frente. Durante as duas horas que durou a ação, algumas pessoas que passavam nos parabenizavam, e várias perguntavam se éramos de alguma ONG. E é aí que mora o problema: acharmos que só o Governo ou ONGs têm a obrigação de manter a limpeza da nossa cidade, jogando para eles a responsabilidade que é de todos. “Não, não somos de nenhuma ONG. Somos apenas pessoas normais que se importam o suficiente para fazer algo”.

O lixo jogado na praia acaba indo para o mar, e, a partir daí, passa a influenciar toda uma cadeia alimentar, na qual nós humanos estamos inclusos. Além de interferir direta e negativamente na vida marinha, o lixo também traz consequências para nós, que utilizamos o mar tanto para o lazer, alimentação, e também como fonte de renda.

O movimento se chama Consciência Limpa, e acontecerá todo primeiro domingo do mês, em diferentes lugares da cidade. Se você quiser saber mais informações, pode mandar email para o Lucas, que é o organizador do evento (lucasichj@hotmail.com). Mas já fica avisado que no dia 06 de maio, nos encontraremos para fazer a limpeza na Praia do Futuro.






Cada pequena ação conta. O que você faz importa!

"Sou um só, mas ainda assim sou um. Não posso fazer tudo, mas posso fazer alguma coisa. E, por não poder fazer tudo, não me recusarei a fazer o pouco que posso." (Edward Everett Hale)


"Estamos todos conectados"



 


Por: Fernanda Oliveira