sexta-feira, 25 de maio de 2012

Alongamento


É comum chegarmos à praia e observarmos surfistas carregando uma prancha debaixo do braço e correndo em direção ao mar. Alguns amigos já me perguntaram: “Para que correr se o mar está apenas a alguns passos? O mar não vai fugir.” Mas o que eles não sabem é que não existe sensação de liberdade parecida com esta.
É o momento do dia que mais esperamos! É quando conseguimos dar aquela fugidinha no fim da tarde, depois de um dia cheio de trabalho e preocupações, ou de uma manhã exausta de estudos.
Estar dentro d’água é como uma necessidade, um alívio. É a hora em que toda a tensão acumulada do dia parece sumir, evaporar. Nós temos pressa!!!
E é exatamente essa vontade insaciável de estar sobre as ondas que, às vezes, nos faz esquecer um detalhe importantíssimo para a prática do surf: o alongamento


- O que é o alongamento?

O alongamento é um tipo de exercício físico que ajuda na flexibilidade do corpo.
Para entender o que, de fato, acontece com o nosso corpo quando alongamos, vamos primeiro conhecer um pouco sobre os nossos músculos.
Para que possamos fazer qualquer movimento que desejarmos, como furar uma onda ou simplesmente permanecer sentado na prancha, precisamos do auxílio dos nossos músculos. Eles são cheios de fibras, que são nada mais do que um monte de células juntas formando um músculo. Quando elas se estendem e se encurtam, proporcionalmente, diz-se que houve a contração muscular, essa que acontece quando praticamos algum movimento.
Portanto ao esticarmos nossos membros, estamos esticando nossas fibras musculares. É como se tivéssemos avisando-as que iremos precisar delas bem ativas, é um sinal de “preparem-se”. Antes da prática do surf os músculos encontram-se tensos, e alongá-los é uma forma de relaxá-los e deixá-los prontos para serem utilizados.



- Como funciona?

Quem nunca passou um perrengue de levar uma série sinistra na cabeça, que parece que quanto mais você rema e quanto mais ondas você fura, elas parecem cada vez maiores e mais fortes e você mais longe de passar da arrebentação?! Aquele momento que você não tem mais fôlego e que toneladas de chumbo foram adicionadas nos seus braços sem que você percebesse, te deixando sem forças pra levantar até o dedo mindinho?!
Pois é, o surf é um esporte que exige bastante do atleta, onde, a todo momento, estão sendo realizados movimentos diferentes, necessitando de vários músculos, o que os deixam sobrecarregados. Isso é resultado do acúmulo de lactato (ácido láctico), onde o músculo precisa de muito oxigênio para exercer suas ações, mas não tem o suficiente. Isso leva a uma exaustão acelerada do surfista, já que os músculos não tem a quantidade de combustível para trabalhar com eficácia, o que acaba prejudicando nossas fibras musculares.
O alongamento, junto com o aquecimento, pode ajudar nessa hora de desespero, pois eles minimizam a velocidade do acúmulo do ácido láctico, havendo um aumento na circulação sanguínea, o que significa mais oxigênio para nossos músculos trabalharem em paz. Bingo! Tudo o que queremos! 



- Prevenções e benefícios:

Lembrando que o alongamento não é essencial apenas antes do surf, mas também antes de qualquer atividade prática e desportiva.

- Reduz lesões esportivas e tensão muscular;

- Aumenta a circulação sanguínea para os músculos e articulações;

- Aumenta a amplitude dos movimentos;

- Melhora o controle mental e do corpo;

- Melhora a velocidade de reação dos movimentos;

- Melhora a coordenação e evita a utilização de esforços adicionais no trabalho e no desporte.

- Como alongar?

Depois de entendermos um pouco sobre o que é o alongamento e quais os benefícios que ele nos trás para a prática do surf, vamos agora conhecê-los na prática.

Aí seguem alguns alongamentos básicos que você pode desenvolver em casa ou na areia antes de surfar.







           Os alongamentos devem ser mantidos de 15 à 30 segundos.



1 - Alongue o pescoço

O pescoço é uma parte do corpo que fica bastante tensa devido a posição deitada na prancha.

- Empurre a cabeça para trás de modo a alongar os flexores da coluna cervical.

Faça o mesmo, só que para frente, a modo de alongar os músculos extensores da coluna cervical.

- Puxe, com uma das mãos, a cabeça para a parte lateral do corpo, para alongar os flexores laterais da coluna cervical.

Faça o mesmo para o outro lado.


8. Alongue os ombros.

O ombro é outra parte do nosso corpo que é bem utilizada na hora da remada constante. É essencial alongá-lo.

- Estique seu braço e com a mão oposta e o braço esticado puxe-o em direção ao seu peito. 



9. Alongue a coluna.

A coluna é mais uma parte a ser muito queixada pela dor, devido também por ficarmos deitados na prancha por tanto tempo.

- Com as pernas e joelhos completamente esticados, desça até o máximo que conseguir, tentando tocar os pés. 



OBS IMPORTANTE: “Tudo demais, abusa”. Lembre-se que quando passamos do limite de alguma coisa, seja ela qual for, a coisa passa a não proceder como deveria. Certo?! E com o alongamento também não é diferente. O alongamento antes do surf tem o propósito de melhorar a desenvoltura das fibras musculares, mas se elas forem alongadas em excesso, elas podem ser prejudicadas. Portanto o alongamento antes do surf deve ser leve.  Não estique demasiadamente. Se não conseguir esticar-se completamente, não se preocupe, o importante é movimentar seus músculos, do contrário, pode prejudicar suas fibras musculares.
Lembre-se: Um alongamento saudável é aquele que proporciona bem-estar.

É bom ressaltar também que o alongamento deve ser feito junto com o aquecimento para que traga resultados ainda mais benéficos.

GO SURF com segurança!!!

Aloha!!!

                               Curtam um vídeo engraçado de alongamento! hehe





terça-feira, 22 de maio de 2012

Rabetas de Pranchas


E ai galera, aloha!
Hoje vamos falar um pouco sobre os diferentes tipos de rabetas!

Cada surfista tem o seu próprio estilo de surfar e prefere determinados tipos de ondas. As rabetas das pranchas influenciam diretamente no surf, alterando a flutuação, estabilidade e controle da prancha.

Surfista havaiana Malia Manuel

As diferenças nos desenhos de cada rabeta servem para alterar a hidrodinâmica da prancha, ou seja, o volume de água que passará sob a prancha. Rabetas maiores diminuem a velocidade e dão mais mobilidade nas manobras. Rabetas menores aumentam a velocidade e mantêm a prancha mais estável.

A escolha da rabeta certa para sua prancha depende do estilo de surf que você tem e do tipo de ondas que você normalmente pega. 

Lembre-se: Rabetas mais pontudas são mais fáceis de quebrar com eventuais pancadas.




Squash
Squash é a rabeta mais utilizada nas pranchas modernas. Oferece ao mesmo tempo a estabilidade e a mobilidade necessária para a maioria das ondas, pequenas e médias (overhead, um pouco acima da cabeça).








Square
Square é uma rabeta mais quadrada que não é mais tão comum hoje em dia. Tem boa mobilidade e bastante aderência na parede da onda. Usada em ondas menores.









Round Squash
É como uma rabeta Squash mais arredondada. Resulta em bastante pressão e velocidade com estabilidade, deixando um surf mais adequado à ondas grandes.


                                                  
Pin Tail
A rabeta Pin (ou Pintail) é a mais pontuda, proporcionando bastante velocidade. Utilizada principalmente em gunzeiras para ondas grandes e tubulares, como Pipeline e G-Land. É a rabeta certa para tube riders e big riders.








Round Pin
Muito utilizada para ondas médias e grandes, mas não é muito indicada para ondas cheias por ter pouca sustentação. É bastante utilizada por surfistas de ondas médias que colocam muita pressão nas manobras.








Swallow
Também conhecida como "fish", proporciona um bom controle ao surfista ao mesmo tempo que deixa a prancha solta para as manobras. É a rabeta ideal para novatos ou para ondas pequenas num surf mais agressivo e radical.








Wing Swallow
Wing não é a rabeta em si, mas sim as pequenas quebras antes da rabeta. Sua função é deixar a prancha um pouco mais solta e manobrável. Quando utilizada com a Swallow, permite um estilo de surf bastante rápido e agressivo em ondas pequenas.





Agora é com vocês!!




Video da Claudinha Gonçalves usando a rabeta Square!