quinta-feira, 3 de maio de 2012

Surf no asfalto

Skate longboard, surf, surf, skate longboard. Esta relação existe no equilíbrio, nas manobras semelhantes, e até mesmo na adrenalina do drop.  No nosso Estado existe um grupo organizado para a prática desse esporte. Composto por quase 600 membros, o SKATE DOWNHILL CEARÁ tem como ponto principal de encontro a ladeira da Av. Santos Dumont, próximo à Praia do Futuro. Toda quarta-feira reúnem-se homens, mulheres, crianças e, até mesmo, pessoas de idade mais avançada para praticar, assistir, ou simplesmente apoiar. Tudo isso em clima de muita diversão e amizade.

Recentemente o esporte foi vítima de uma matéria jornalística preconceituosa e equivocada que, por falta de informação e preparo, taxou os atletas como irresponsáveis e marginais. Apesar disto, o grupo não se abalou e provou sua união, lutando por seus direitos contra a emissora.  Ruas esburacadas, falta de apoio do Governo, motoristas alcoolizados e violência urbana. Estas são as principais dificuldades enfrentadas por estes esportistas, que mesmo assim não abrem mão do amor pelo esporte.
Assim como no nosso surf, no SKATE DOWNHILL CEARÁ também existe um grupo formado por mulheres. São as TRUCKELAS. A idéia deste nome foi inspirada em uma peça do skate chamada truck, que é a trave de metal que prende as rodas no shape.  Truckelas Longboarders é um movimento que surgiu com a idéia de unir mais as meninas que praticam, e instigá-las a serem mais independentes dos meninos, que, sempre que podem, incentivam e dão toques de como realizar as manobras. 


Segundo a Karla Leão, uma das integrantes, “o long board nos faz ultrapassar desafios e  proporciona a sensação de adrenalina, de bem-estar, de liberdade,  e de superações por vencer riscos. Ter um objetivo na hora de fazer uma manobra perfeita, é saudável, e possibilita você a conhecer e interagir com várias pessoas que têm a mesma meta."


Ontem, dia 2 de maio, tive a oportunidade de competir com algumas das Truckelas no Campeonato Amador de Speed, que rolou na Av. Santos Dumont, em Fortaleza. O campeonato foi muito bem organizado e contou com a presença de um grande público que foi conferir. Apesar de não ter muita prática com o speed, consegui sentir um pouco dessa vibe das ladeiras que elas tanto falam. Mesmo não tendo terminado em uma boa colocação, fiquei feliz em ter participado. É um esporte que exige preparo, concentração, auto-controle, perseverança e vontade de superação. E foi exatamente isso que senti, um momento de superação. É um esporte realmente apaixonante e encorajo todos a  praticar.


*O campeonato foi idealizado pelo atleta de kite wave Bruno Bordovsky, e contou  com o patrocínio da Smolder, TranscenderCamisas, Roots Energético. Uma produção do Grupo SKATE DOWNHILL CEARA. A cobertura do evento foi por conta do em foco surf (http://www.emfocosurf.com.br/)

Para quem ainda não conhece, aqui vai um vídeo gravado por dois integrantes do grupo DOWNHILL   Serra de Guaramiranga – CE. ADRENALINA PURA!

E aqui um das garotas:

Conheçam um pouco mais sobre o grupo visitando-os no Facebook:

https://www.facebook.com/groups/skatedownhillceara/









Por: Diana Serrano