segunda-feira, 2 de julho de 2012

O LONGBOARD


Considerado a raiz do surfe e estilo clássico, o longboard foi uma prancha muito utilizada no mundo inteiro na década de 70, mas, com o aparecimento da pranchinha, sua utilização foi diminuindo.

Uma prancha considerada gigantesca e super pesada, proporcionava manobras lentas, caminhada por toda a sua extensão e muito mais tempo de curtição na onda. Ela era mais indicada para iniciantes e amantes do surfe clássico.

Mas, com o passar do tempo, houve o desenvolvimento de novos materiais, fazendo com que o longboard se tornasse mais leve e possibilitando, assim, manobras radicais, como batidas, rasgadas e floters.

Com esse avanço, o longboard, que era praticado principalmente por pessoas mais velhas e por lazer, voltou a ter seu circuito profissional, obtendo um grande sucesso e fortalecimento do estilo.

A categoria feminina vem crescendo, e hoje temos a surfista brasileira Cholé Calmon, de 17 anos, top 10 no ranking mundial da ASP(Association of Surfing Professionals). Inclusive, ela é patrocinada pela Roxy e já viajou pela China, Califórnia, Panamá.
E essa garota já entrou para história do surf, sendo a primeira brasileira a surfar Black Dragon, a pororoca chinesa!!!

E para quem quer aderir esse estilo tão bonito, aqui vão algumas dicas de como comprar o seu long:

Para escolher o sua prancha você deve seguir alguns critérios como: PESO E ALTURA do surfista. Seu custo pode variar de R$ 1.450,00 até R$ 3.500,00, mas também podem ser encontradas as pranchas usadas, sendo mais baratas para o bolso do surfista!

Tamanhos de pranchas:

• 9"0"" - Prancha tradicional, usada pela maioria dos surfistas do longboard moderno. Leve, surfa ondas pequenas e médias proporcionando boas manobras e anda bem de bico. Pode ser usada por surfistas profissionais, amadores ou iniciantes no esporte, que tenham peso acima de 75 quilos.

• 9"4"" - Este longboard é usado por surfistas que gostam de surfar no bico da prancha e proporciona um surfe clássico. Ela é um pouco mais larga e oferece uma excelente remada.

• 9"6"" - Longboard modelo clássico, anda muito bem no bico e tem uma flutuação maravilhosa para um surfe fácil e divertido.

LONGEVIDADE AO LONGBOARD!!



Vídeo da pororoca chinesa!










Por: Natália Melo