sábado, 28 de abril de 2012

A origem do surf


Acredito que muitos de nós surfistas, pouco sabemos de onde vem a origem do nosso esporte... para nós Ikas um verdadeiro estilo de vida. Resolvi então contar essa história que já segue a muitos  e muitos anos e é cheia de mitos e imprecisões.


Ah quem acredite que os primeiros surfistas surgiram há cerca de mil anos...Vivendo na Oceania, foram difundindo o hábito de pegar onda pelo Pacífco do Sul. Habitantes das Ilhas Marquesas, localizadas na Polinésia, praticantes do paipo(prática de descer deitado sobre uma prancha pequena e arredondada) teriam sido os primeiros a chegar ao Hawaii.


Pranchas Paipo

Logo depois os taitianos também chegaram ao arquipélago, e eles sim trouxeram  o hábito de pegar onda  de pé em uma prancha que ficava em cima de suas canoas.  Não demorou muito para alguém então decidir ficar em pé em um paipo. No Hawaii primitivo, o surf sempre esteve ligado á mitologia e crenças religiosas... Rei Moikeha, do Taiti, que havia se mudado para o Hawaii para surfar, acabou descobrindo diversos picos. Entre eles Makaiwa foi o que mais lhe chamou atenção por suas ondas perfeitas e tubulares. Mais tarde acabou casando com as duas filhas do rei local e se tornou rei em Kauai.


Outra versão que se atribui a história do surf é ligada aos peruanos, eles teriam inventado o esporte a partir do cabalito de totora(uma espécie de canoa feita em junco)no qual usavam para pescar em alto mar e na volta para casa ficavam em pé e curtiam as ondas.
Passa a ser realmente documentado sua história a partir do ano de 1778, no qual o capitão James Cook passou pelo Hawaii e relatou ver nativos surfando em pranchas mais pesadas e destinadas apenas a nobreza. Já em 1819, o rei Kamahameha II, decretou o fim da separação por classes e passou  a ser praticado livremente por todos.
Com a chegada dos missionários, o surf quase foi extinto, pois eles acreditavam que a prática desse esporte deixava os nativos ociosos e preguiçosos.  Mas aos poucos a repressão diminuiu e em 1907 a prática do surf foi resgatada por George Freth , impulsionado pelo nadador  Duke Paoa, recordista mundial . Duke acreditava que o segredo para o seu sucesso nas piscinas vinha do seu hábito de surfar. Tornando-se o pai do surf moderno levou para o EUA e logo depois para Austrália.  Além de tudo,  participou de um dos primeiros grupos de salva vidas, ajudando americanos e europeus  que começavam a surfar em Hawaii. Duke até hoje é homenageado  em estradas, monumentos.


É isso galera, entendermos melhor de onde veio o que hoje mais amamos fazer, nos incentiva ainda mais a seguir nesse esporte e incorporá-lo realmente como estilo de vida. O surf superou diversas dificuldades em sua história e precisou de pessoas que sentissem  de verdade esse espírito, para que chegasse até hoje com tanta força e influência.


Aloha = estado de paz de espírito, que indica a presença de uma energia superior, pura e harmoniosa, onde o amor é sentido por todos.


Filho de peixe, peixinho é!



Fonte:  Livro - Boas ondas – surfando com Rico de Souza







Por: Dandara Borges

terça-feira, 24 de abril de 2012

Saúde e Bem Estar


Olá, vocês sabem o que são alimentos funcionais?

Aí vai uma matéria bem interessante para vocês ficarem antenados em como ter uma alimentação saudável e mais qualidade de vida.


O conceito de alimento funcional foi desenvolvido no Japão, em meados dos anos 80, mas somente no final dos anos 90 eles começaram a ganhar espaço no Brasil.

Mas afinal, para que servem os alimentos funcionais?

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) a propriedade funcional de um alimento é aquela relativa ao papel metabólico ou fisiológico que o nutriente ou não nutriente tem no crescimento, desenvolvimento, manutenção e outras funções normais do organismo humano.

CALMA, GENTE!TRADUZINDO...

São alimentos que, além de "matar a fome", podem prevenir algumas doenças. Para vocês terem uma ideia, o Brasil ocupa hoje o 5o lugar no ranking mundial de obesidade, e isso é uma questão de Saúde Pública! Fora isso, existem muitas doenças que podem ser prevenidas com a ajuda de uma alimentação saudável e de atividade física regular, como por exemplo: hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares e inflamatórias, e por aí vai…



Mas é importante lembrar que uma alimentação saudável deve ser um hábito diário, isso quer dizer que comer uma frutinha ou verdurinha apenas uma vez por semana não vai adiantar. É preciso uma reeducação alimentar.

Aqui vão algumas dicas para ajudar vocês a ficarem ligados quais os alimentos que possuem propriedades funcionais:    



Água - Ajuda na eliminação de toxinas e desintoxicação.

Aveia - É uma fibra solúvel que ajuda na redução do colesterol e regulação intestinal.

Semente de Linhaça - Essa é importantíssima para as mulheres, pois contém ômega 3 e ajuda a diminuir os efeitos da TPM.

Óleo de Linhaça - Uma colher de sopa diariamente contém as quantidades necessárias de ômega 3 e 6 para reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

Gelatina - Faz bem pra pele, pois contém colágeno. 

Sucos naturais de uva e maçã - Contém grandes quantidades de antioxidantes que podem retardar o envelhecimento.

Óleo de côco - Esse é o babado do momento, ajuda na queima de gordura e acelera o metabolismo.

Óleo de Girassol e Azeite - São fontes de gordura insaturadas que ajudam na prevenção da celulite.

Mamão e Cenoura - Contém Zinco, vitaminas C, A e E que previnem a acne.

Soja e Amêndoas - Possuem Cálcio e vitamina B2 que pode melhorar a pele seca. Para quem surfa essa é bem importante!

Alimentação saudável sempre. Antes e depois daquele surf!

¨Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio. ¨ 






Vídeo da Alana Blanchard para ficar na vibe