sexta-feira, 13 de abril de 2012

O Surf - Meu Olhar



 Porque só quem surfa é que sabe o que é sentir uma felicidade que chega e preenche, fazendo a gente se sentir inteiro, em harmonia e equilibrio com o mundo, com a natureza.


Poderia levar você ao mundo do surf falando dos melhores atletas, picos, competições, melhores pranchas para cada tipo de mar, etc. Mas não, escolhi começar mostrando todo o mundo que se criou dentro de mim por causa do surf, se é que é possível expressar toda essa gama de sentimentos em uma só matéria.

Tudo começou simplesmente por uma decisão de aprender a surfar. Mas por que diaxo surf e não algum  outro mais fácil? Nem sei ao certo, mas acredito que tenha sido pelo desafio! Pra entrar no outside* e subir na prancha em uma onda, antes de saber como se faz, é necessário atitude, autoconfiança, algo que te faça encarar um esporte que vai te dar um caldo e te fazer girar em baixo d’água.


Ahhh... o caldo! Como falar das sensações do surf sem falar nisso?! Sinceramente? Quando você experimenta esse esporte de verdade e percebe tudo que ele causa em você, até levar um caldo é alegria.


Dar um giro de 360º debaixo d’água e levantar quase sem fôlego, mas sorrindo enquanto seus amigos estão rindo de você, é único. Principalmente porque é uma das primeiras sensações que você experimenta.




Colocar o strep* no pé, segurar a prancha, sentir a água do mar lhe empurrando para trás, subir na prancha e começar a remar toda desengonçada. A sensação da primeira onda que você pega de jacaré*, a primeira vez que você consegue ficar em pé e antes que possa comemorar já leva um caldo. Esses primeiros contatos ficarão marcados para sempre na memória.
Natasha Facó

















Bom, falei porque comecei. Mas, por que continuo? Acredito que pela sensação de liberdade que o surf conseguiu trazer pra minha vida.

É essa sensação que faz a gente conseguir dar aquela fugidinha do trabalho final de tarde, acordar 5:30 da manhã na semana tendo um dia inteiro de obrigações pela frente, não querer ir pra festa numa sexta ou sábado a noite porque vai surfar de manhã cedo, esquecer do crowd*, não se importar se as ondas tão perfeitas ou está aquele mar de matar barata.

E como isso faz meus dias serem melhores, notadamente por todos á minha volta, amigos, colegas de trabalho, família.

Dandara Borges

Sem pensar em campeonatos, ser famosa, se destacar.. Pensando apenas em quando será a próxima vez a cair na água, o próximo pico que eu vou conhecer, como será a próxima onda que eu vou pegar, qual a próxima manobra que eu vou aprender.

Isso tudo é o que me faz surfar. Surfo simplesmente pelo prazer de surfar...


*outside: linha de formação das ondas para fora da arrebentação (quando passa a parte do mar com espuminha ;P )
*jacaré: pegar onda de peito
*strep: acessório para fixar a prancha ao tornozelo
*crowd: muitas pessoas numa mesma área (traduzindo: gente pegando suas ondas e atrapalhando seu surf ;P )


Pra fazer você ficar com vontade de correr pro mar, um vídeo que transmite um pouco do
espírito de surf feminino:




6 comentários:

  1. Adooooooooreii esse bloog ^^... Tudo de bom e super me identifiquei...Parabens vcs estão de parabens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabi Portela! Obrigada, seja bem-vinda ao blog.. Espero que continue curtindo as matérias! Valeu!

      Excluir
  2. Poxa, q lindo!Emocionada aqui, super me identifiquei com suas palavras!Conseguiu traduzir tdo o q sinto com relação ao surf, q é algo q sempre amei até msmo quando n tinha coragem nem de entrar no mar.Sempre amei o surf, mas só ficava admirando ali do out, out, outside, da areia mesmo!rsrsrs Mas qdo decidi experimentar...a felicidade foi plena, foi mais do q eu esperava.Ainda tenho medo do mar, mas meu amor pelo surf vai superar meu medo e eu vou conseguir...Ainda mais agora q encontrei o Ika Moana, super insentivo.Agora tenho uma fonte de inspiração!Obrigada e PARABÉNS!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oww Nara, que massa! Ficamos muito felizes em saber que pudemos causar esse efeito tão positivo! Conseguindo estimular pelo menos uma pessoa a vivênciar verdadeiramente o surf, já realizamos o nosso objetivo! Um abraço, força e sucesso pra vc! Que bom que gosta e acompanha nosso trabalho! Valeu!

      Excluir
  3. Faço as palavras da Nara Ligia, as minhas! Uaaau, gente vcs arrebentam muuito muiito. AAdorei ter visto esse blo, super me identifico msm :D Eu tenho uma paaaixão tão grande pelo o surf que seria varias e varias paginas pra descrever! Gente, eu ja era super afim de surfar, agora ainda mais com voces falando super bem do surf. Eu queria muito ter essa oportunidade de começar a surfar, tenho varios amigos surfistas... Varios me chamam pra ir com eles pro icaraí, ou mesmo pra leste que é bem perto da minha casa. E sempre que vou, gente eu choro tanto so de sentir a brisa do mar chegando em mim *-* é um sentimento tão maravilhoso que so Deus mesmo sabe explicar! Bom adorei msm vcs. Espero um dia conhece-las :D Parabéns pelo o blog show msm!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Allana Soares!!! Muito legal que você pode se identificar, é isso mesmo que queremos, mostrar uma unidade.. que compartilhamos de uma mesma paixão, de um mesmo astral! Bom demais.. esperamos conhecer você tb, fica acompanhando a fanpage que quando tiver alguma ação ou encontro você vai e fala com a gente, vamos adorar! :D

      Excluir