domingo, 17 de junho de 2012

Tem que suar!


Há dois meses eu comecei a fazer treinamento funcional, e venho me surpreendendo com os resultados. Por isso, resolvi compartilhar com vocês um pouquinho sobre o assunto...
Mas o que é treinamento funcional? O treinamento funcional vem com uma nova visão em termos de  treinamento físico.  Diferente do que foi vendido inicialmente, o treinamento funcional está tomando conta do mundo da preparação física, tanto em atletas de alto rendimento, como em  pessoas “comuns” que não tem nenhum objetivo relacionado à performance esportiva.  A diferença é que são exercícios globais,que visam trabalhar o corpo de forma integrada.
O princípio é melhorar a principal  função do corpo humano, de forma que qualquer movimento seja executado da melhor maneira, com eficiência, e facilitando o desenvolvimento de capacidades motoras como força muscular  e potência, necessitadas na maioria dos esportes, inclusive no surf.
Estudos mostram que um corpo com poucos desequilíbrios musculares se lesiona bem menos do que um não tão equilibrado, aumentando a produtividade no esporte. Como o atleta é mais forte e mais móvel, o corpo aguenta mais sobrecarga de treino do que um corpo que não tem força.

O treinamento é dividido basicamente em três blocos, da seguinte forma:

1. Aquecimento:onde se faz a liberação miofascial(libera as tensões e lesões dos tecidos musculares, através de movimentos suaves) e exercícios que visam ganho de mobilidade e ativação de musculaturas fracas.
Liberação Miofascial.
 
Ativação muscular.






















      Prancha, que trabalha a estabilidade vertebral.


2. Treinamento de Força: exercícios como agachamento, remadas, levantamentos terras, militarypress, levantamentos olímpicos... tudo depende de qual for o objetivo e a necessidade do aluno.





 


3. Condicionamento Cardiovascular: exercícios que visam a melhora da capacidade aeróbica e da resistência, como battlingropes (cordas), kettlebells, sprints.

Pois é, esses aí são alguns dos exercícios que eu faço... E posso garantir que os resultados realmente vêm! Tanto resultados físicos, como de performance... Ganhei mais agilidade ao surfar, mais explosão na remada e na hora de subir, o equilíbrio também melhorou, e a força e a resistência aumentaram muito.

Virei fã número um de treinamento funcional, e indico pra todo mundo!


Ah, e esse é o Diego, meu professor super super exigente, haha! Obrigada pela ajuda com o texto, :)


"Pior é na guerra!"


Quem se interessar, aqui vai o contato: Power Core Performance - (85) 99984799.





Por: Fernanda Oliveira.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Amor ao surf


Hoje eu não poderia deixar de falar sobre uma história que me emocionou demais. Ela fala de superação, perseverança, solidariedade e principalmente amor ao surf.

Essa história é de Douglas da Silva, de 16 anos, que nasceu com deficiência motora. Passou por seis cirurgias na perna, mas ainda tem dificuldade para se locomover. Aprendeu a surfar em uma escolinha do Rio de Janeiro quando era criança, e, com isso, melhorou muito sua coordenação motora, e hoje se sente uma pessoa muito mais feliz, graças ao surf.

Certo dia, Douglas foi surpreendido com uma notícia: estava prestes a surfar com uma das maiores estrelas do surf, Mick Fanning, que estava no Rio para competir. Como os organizadores adiaram a competição, Fanning decidiu agendar a aula na escolinha, no Canto do Recreio.

“Você pode fazer compras, procurar alguma diversão... ou levar crianças para surfar. Isso me deixa muito mais feliz. Mais feliz do que surfar sozinho. Não podia entender o que eles estavam falando, mas foi engraçado.” Diz Mick Fanning.



Foi um dia muito especial que ficará sempre marcado na memória de Douglas, pois ele nunca imaginava que pudesse um dia surfar, ainda mais ao lado de um ídolo do esporte. Fanning o empurrou em algumas ondas e, pra Douglas, não teve sensação que se comparasse.

Fanning relata que foi uma experiência incrível, e completa: “Nós surfamos com feras o tempo todo, mas pegar ondas com quem realmente curte o surf, é o maior presente de todos. Isso me dá mais prazer do que sair e surfar sozinho.”

Acho que existem coisas muito mais gratificantes que títulos, status, ou troféus... A simples atitude de fazer uma pessoa feliz, proporcionar um sorriso, um presente de uma onda surfada,  oferecer uma oportunidade de conhecer um ídolo ou qualquer amante do esporte que possa lhe oferecer a força e motivação necessária para chegar aonde quer, vencendo seus medos e limitações.

Natasha, Amanda, Karla, Raissa, Dandara



Se você ama o surf, curta-o. Aproveite todos os bons momentos que o mar pode te oferecer, divirta-se sempre e também divida seu sentimento pelo surf com alguém, pois não há nada melhor do que surfar, ainda mais na companhia de amigos e de muita gente boa ao seu lado. Pois o melhor surfista é sempre aquele que se diverte mais, que prefere procurar felicidade em primeiro lugar, ao invés de perfeição. Então...VAMOS SURFAR, GALERA!!!













Por: Amanda Rodrigues

domingo, 10 de junho de 2012

Malia Manuel









Data de nascimento: 9 de agosto de 1993

Reside: Kauai, Hawaii

Hobbies: ioga, corrida, arte

Dessa vez resolvi contar um pouco da história de uma das 14 melhores surfistas do mundo. Com certeza uma das que mais influenciam a nova geração, Malia Manuel se torna cada vez mais um exemplo para todas nós. Tanto em suas atitudes no esporte, surf no pé, qualidade de vida e seu verdadeiro amor espírito aloha!
O surf segue na vida de Malia desde que ela nasceu. Quando ainda era bebê, seus pais se revezam na areia, enquanto o outro iria pegar ondas nas praias de Kauai. Assim que fez  dois anos, Malia começou a surfar com eles. Nascida e criada na pequena cidade Wailua, Kauai, sempre foi muito influenciada por sua cultura.



Com 8 anos, ela começou a surfar em campeonatos e se encantou com a indústria do surf, diz Malia. "Eu tenho competido desde que eu tinha 8 anos e agora ser uma das 17 mulheres que vão para o título mundial, parece ainda bastante surreal”







Além do surf, Malia artisticamente pinta suas próprias pranchas com um tema havaiano / polinésia, inscrito em algum lugar em suas pinturas, é a palavra "KAUNU". A palavra, que significa "paixão" em havaiano, encarna seu espírito happy-go-lucky. Ela também é um estudante de yoga e uma corredora nata. Seja caminhadas nas montanhas, corrida, Malia é o verdadeiro espírito de aloha! É raro vê-la sem um sorriso no rosto ou fazer algo diferente de criar beleza através de sua arte, atividades esportivas, ou surf. 


Por crescer no Havaí, ela tem sido altamente influenciada pelos meninos Kauai, tornando seu estilo progressivo e fluido, mas incrivelmente graciosa e equilibrada. Aos 14 anos, foi a mais jovem do sexo feminino ou masculino a vencer o Aberto dos EUA de Surf (2008), entre outras realizações.





Malia transborda uma paixão e uma felicidade marcantes, e todo o talento natural para ser a melhor surfista do mundo. Por adorar competir, ela vai fazendo em seu próprio ritmo, com um sorriso enorme no rosto e com a graça de uma dançarina havaiana. "Verdadeiros surfistas fazem isso para se divertir, não para a glória. Eu só faço isso porque é o meu Kaunu e eu adoro isso. " Diz Malia.
                               
2011- WQS 6star, Azores Islands Champion – age 18
2011- WQS 6star, Pantin Spain Champion – age 18
2011- Cover of TransWorld Surf Magazine (2nd female ever) – age 17
2010- Hawaii World Team member – age 16
2009- Hawaii World Team member – age 15
2009- US Open Junior Womens Champ – age 15
2009- Junior Women Regional Champ – age 15
2009- VQS Champion – age 14
2008- YOUNGEST EVER US OPEN CHAMP – AGE 14
2008- International Grom Search Champ – age 14
2008- Junior Women Regional Champ -age 14
2008- Hawaii World Team Member – age 14
2008- NSSA National champ Explorer Womens – age 14
2007- NSSA Middle School girls National Champion -age 13
2006- NSSA Open Women runner up – age 12
2005- Hawaii World Team member – age 11
2004- Surfing America Champion National Title – age 10
2002- 1st Annual Irons Brothers Classic winner – age 8


Curtam um pouco da Malia:




Por: Dandara Borges

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Sal, Sol, Surf e Cabelos


Dandara Borges

Como todos sabem, a água salgada e o sol são os maiores inimigos de um cabelo bem tratado. Atendendo ao pedido que foi feito em nossa fanpage, resolvi escrever a matéria de hoje sobre cuidados com os cabelos, que todos os surfistas devem ter.
Esse tipo de visual existe há muitos anos nas praias do Brasil e do mundo, e reflete bem o jeito de ser de quem convive direto com a praia.



Diana Serrano
O contato direto com o sol e com o sal deixam os cabelos desidratados e ressecados, já que o sol abre a cutícula dos fios e permite que a água se perca rapidamente.
Frágil e quebradiço, porque com a cutícula aberta também há perda de proteínas e outros nutrientes que dão força e vitalidade aos fios.
Opaco. Como as escamas dos fios se abrem, a superfície capilar não reflete a luz, e aí adeus brilho.
Desbotado, artificiais, oxidados... já que os raios UV penetram no interior dos fios, onde ficam os pigmentos naturais
Dandara Borges
Para os meninos, este estilo "cabelo estragado" acaba sendo um charme, mas para as meninas ainda é a treva! Não fiquem tristes, meninas, afinal tem gente que paga uma nota preta nos salões para ter cabelos como os dos surfistas, e nós conseguimos sem esforço na praia, e o melhor, de graça!

Lara Lua
Mas aqui vão algumas dicas da surfista profissional e modelo belhíííssima Claudia Gonçalves de como tratar melhor nossos cabelinhos tão sofridos:

“Sempre levo comigo no mínimo duas marcas de shampoo e condicionador diferentes, pois se eu usar o mesmo todos os dias por mais de uma semana meu cabelo acostuma e os produtos não fazem mais o mesmo efeito. Por isso costumo revezar a cada dois dias o meu shampoo e condicionador. 

Tenho sempre uma máscara de hidratação intensiva para usar pelo menos uma vez por semana, e deixo agir por 5 minutos durante o banho.

Após a lavagem com shampoo, condicionador ou mascara, passo sempre um bom creme para pentear nas pontas e nas partes mais ressecadas, nunca perto da raiz do cabelo para não provocar oleosidade. 

O toque final vem do reparador de pontas que dá brilho e maciez. Aplicar nas pontas dos cabelos quando já estiverem secos.

Sempre uso antes ou durante a praia um protetor solar para cabelos, ajuda a combater os raios UV evitando aquele visual ressecado de cabelo de praia.

Antes de surfar sempre passo o reparador de pontas em toda extensão do cabelo, da sensação de proteção, maciez e leveza nos fios."

Bom, meninas! Agora que já sabemos como tratar nossa madeixas, é só correr para mar sem medo de ser feliz! LET`S SURF!

Dica pra quem quer ficar com o cabelo como se tivesse acabado de sair da praia. Esse produto te dá esse efeito!











segunda-feira, 4 de junho de 2012

Preserve. Recicle. Cuide da vida!


Então, o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado todo dia 05 de Junho, foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1972, marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre o Meio Ambiente Humano. Foi criada com a missão de chamar a atenção e promover a ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental. Além disso, para mostrar o lado humano das questões ambientais, educar e capacitar as pessoas a se tornarem agentes de transformação, e promover a compreensão da importância em garantir que todas as nações e povos possam ter um futuro mais seguro e mais próspero.

É papel de todos preservar, cuidar do meio ambiente em que vivemos, pois é um bem coletivo, e é imprescindível cada um tentar fazer sua parte, tudo o que pode, por um mundo melhor!

Para começar essa semana e conscientizar comerciantes e frequentadores da Praia do Náutico, na Avenida Beira Mar, sobre a importância de manter limpo o meio ambiente, nos juntamos a voluntários do Movimento Consciência Limpa e, no último domingo, 3 de Junho, pela manhã, participamos de uma ação de limpeza da área, retirando detritos jogados na faixa de areia.
Colocando a mão na massa, quer dizer, no lixo!
Raissa, Nina e Karla 
O grupo cresceu e desta vez contou também com a parceria da Net Ecokids,que envolveu as crianças que já participam de programas ambientais mantidos pela empresa e forneceu os materiais que seriam utilizados e também distribuídos pelos participantes da ação.
Foram fornecidas lixeiras, sacos plásticos para lixo, sacolinhas para carro, luvas camisas, boné e água para os participantes do  movimento.
Karla e Raissa

Karla e Nina na esquerda. Karla, Nina e Natasha na direita
É triste vermos lixo por todo canto, nas ruas, e, principalmente, na praia. O lixo é engolido pelo oceano, poluindo as águas e causando riscos à vida marinha (as tartarugas marinhas, por exemplo, morrem asfixiadas ao ingerirem sacos plásticos que chegam ao mar) e causando danos a nós mesmos.
É insustentável viver em um meio ambiente desequilibrado. Devemos preservar sempre! Não custa nada recolhermos lixos que vemos nas praias. A natureza e as futuras gerações agradecem bastante!
O criador e idealizador do grupo Consciência Limpa é o estudante Lucas Moreira Victor, ele explicou que já era a terceira ação realizada em área de praia de Fortaleza. Afirmou que a primeira havia sido naquele mesmo local, e a segunda na Praia do Futuro, mas, pela situação na praia da Beira-Mar ser bem mais crítica no que no segundo dia da limpeza, o grupo decidiu fazer uma nova ação na região.

“Primeiro quero agradecer a vocês do IkaMoana por ter grande participação na criação do Consciência limpa, e sempre estar participando de nossas ações. Pra mim, que criei o movimento, ver ele crescendo e até o patrocinio da NET, ver a galera "uniformizada" e organizada pelo bem do planeta é massa, conseguimos limpar boa parte da praia e dar exemplo de cidadania pra muita gente.”, diz ele.


Lucas Moreira Victor e as Ikas Nina, Karla, Natasha e Raissa
A ação contou também com a participação da imprensa.
Foi um sucesso! Aumentou o número de voluntários, contando inclusive com ajuda das crianças. Todos em prol de um meio ambiente mais limpo, mais sustentável. Todos com um mesmo sonho, um mesmo objetivo: um mundo melhor!



A ação ocorreu das 8:30 às 11:00 da manhã, então, não podemos dar bobeira e esquecer o uso do bloqueador solar! Sempre!

Karla Rabelo

As ações estão previstas para acontecer todo primeiro domingo de cada mês. Participe você também!!

Aí vai o vídeo sobre a primeira, ocorrida no dia 15 de abril:



“Por não poder fazer tudo, não me recusarei a fazer tudo que posso.”





Por: Nina Tajra

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Cidade Maravilhosa


Resolvi escolher um lugar para fazer um post com dicas de viagem, e a sorteada da vez foi a Cidade Maravilhosa.


Quem não gostaria de curtir uns dias no Rio de Janeiro? A cidade, além de linda, oferece várias opções de diversão para todos os gostos, desde festeeenhas ao nosso preferido: picos de surf!

Alguns dos pontos turísticos de destaque e que valem a pena serem visitados são o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar! Lembrando que é preciso olhar como está o clima, se o céu está limpo, porque de nada adianta você chegar ao lugar e pegar aquela chuva ou não conseguir ver nada da vista incrível que esses lugares oferecem.


No Corcovado dá pra chegar de metrô e de ônibus. Para subir até o Cristo Redentor há a opção do famoso Trem do Corcovado, que vai passando por uma trilha dentro da mata, ou a topic. Se quiser ir ao Pão de Açúcar é bom se informar dos horários antes de sair, para planejar o restante do dia sem correr o risco de perder o bondinho! Alguns eventos noturnos acontecem por lá as vezes, então é bom se informar também. Já pensou em ver esse visu a noite, hein?!

O carro forte do Rio não podia ser outro, o turismo ecológico: trilhas, vôo duplo, rapel, parapente, escalada, mergulho, surf... Então, para quem é mais aventureiro, o morro da Urca, que tem acesso ao bondinho, tem a opção de escalada, e lá você consegue instrutores para aqueles que são iniciantes. Tem também a Pedra da Tartaruga, onde é possível fazer rapel. Já um vôo duplo de asa delta ou parapente pode ser feito na Pedra Bonita e o valor é de aproximadamente R$300,00.


Falam também da Cachoeira do Horto, no Jardim Botânico, com uma trilha de mais ou menos 15 minutos para chegar à queda d'água. Se quiser um visual ainda mais diferente, tem a opção da Ilha Grande, que é um pico meio secreto, e lá você pode curtir a Cachoeira da Feiticeira. Para chegar lá pode pegar um ônibus para Angra dos Reis, depois vai de barco até a Vila de Abraão (tem diariamente lá no porto). Agora fica por conta dos pés, em uma trilha de aproximadamente uma hora até a cachu. Ahhh, na ilha também dá pra surfar! Agora, vale mais a pena é fazer uma trip só para esse lugar.

Falando de surf, vamos aos picos!
Primeiro, se você quer acompanhar as condições de onda diária, você encontra alguns picos até com câmera ao vivo, pode consultar os sites:
 (Esse funciona também como escolinha no Posto 4 da Barra da Tijuca e também o quiosque Rico Point, na praia da Macumba).

Mas quando o assunto é escolinha, indicamos o Claudemir Lima (Bibi), que conhece tudo sobre os picos do Rio e é um ótimo professor. Portanto, se vai pra lá e não tem confiança de surfar sozinho, ou quer mesmo aprender, é só agendar com ele no tel (21) 95222298.

E se você não foi preparado, tem a loja do Udo Bastos, na Avenida Principal da Praia da Macumba, sentido prainha (telefone: (21) 2490-0703, endereço: Estrada do Pontal, 500 - Praia do Pontal esquina com a Rua 8W). É uma loja de surf completa: aluga prancha, conserta, vende Lycra/Neoprene, parafina (que é diferente para água gelada!).

Ahhh, o mar... Gente, o mar do Rio é encantador, no verão a água fica ainda mais azul e transparente! Tá certo que é no período que o mar fica meio flat, por causa da ondulação norte/nordeste, aí onda mesmo só quando entra um sul/sudeste. O período considerado Swell é de abril/maio até outubro/novembro, é o mais certo para pegar boas waves! :)


As ondas mais constantes são nas praias de mar aberto, como a Barra, que tem valas e bancos de areia, sendo considerado um lugar de "ondas clássicas". E você ainda pode aproveitar para tomar um delicioso açaí em um dos postos. Se procura beleza, o pico mais bonito é o da Reserva (entre os postos 8-Barra e 9-Recreio). Como o nome diz, é uma reserva e não possui postos no local, mas o que não falta é vegetação bonita e pedras. Muito surf também no Recreio, que tem onda com formação boa mesmo acima de 1,5m. Depois vem a Macumba, ou Praia do Pontal, que é um bom lugar para longboarders. Logo em seguida tem a Prainha, pico de surf e também de artistas! ;)


Para iniciantes, é melhor nos "cantos", como os cariocas chamam: Postinho (posto 01 da Barra), Canto do Recreio, Farofinha (na praia da Macumba). Se o mar tiver maior, ou de ressaca, fica bom também no Forte de Copacabana e no Arpoador, que tem um lindíssimo pôr-do-sol visto de cima da pedra. Ao lado do Arpoador tem a Praia do Diablo, que dá muito bodyboarders.


Se está atrás de uns tubos, Grumari é sua prioridade. Pode dar também na Alfa Barra (perto do posto 8) e próximo aos postos 10 e 11 do Recreio. Ah, mas se o negócio é mais profissa, você pode ir pro São Conrado, que tem onda mais forte e buraco. Para quem manja tudo de surf pode dar um pulo também em Itaquatiara, em Niterói, só atravessar a ponte. Outro pico conhecido de lá é Macaé, mas são 5hrs de viagem e com ondas quebra côco.

Todos esses lugares são Beach Break. Procure a melhor opção, mais próximo para você, mas o que não pode é deixar de cair na água!

Onde tem um mar como o do Rio, não ia ter só surf, né? Kitesurf, windsurf, stand up e vários outros também são muito praticados na região. A cidade é adrenalina pura! Não podemos esquecer que com aquela imensa orla o pessoal aproveita para jogar umas partidas dos clássicos vôlei e futevôlei de praia. Aos domingos, algumas partes da avenida da orla são fechadas para que as pessoas possam usar como pista de skate, bikes e corridinha. Então, se vai pro Rio, aproveita para levar o long, hein?!

Já curtiu o dia de esportes, e agora quer sair pra noitada? Pra quem gosta é da boêmia, o lugar certo é a Lapa. O bairro oferece casas de dança e barzinhos que vão desde o reggae ao rock, passando pelos clássicos cariocas: samba e funk. Não precisa se preocupar em descer num lugar específico, porque é tudo pertinho e o bom é caminhar um pouco pelo bairro. Alguns são abertos ao público, outros cobram entrada. Um lugar super animado, onde é impossível ficar parado!

Ah, com tantas opções assim ser feliz no Rio de Janeiro é muito fácil! Estrutura de praças, lago e uma grande orla, combinação perfeita que faz a cidade ficar com um espírito esportista, alto astral, alegre... Difícil não se deixar contagiar.
O Rio é um mix de paz e adrenalina, que une uma natureza belíssima ao ritmo urbano de uma cidade grande!

Um pouquinho do potencial das ondas do Rio do campeonato WCT agora de maio:












Por: Natasha Facó

Agradecimentos: Claudemir Lima, Tom Santiago e Renata Almeida.